Um pouco mais sobre nossa rota

Um pouco mais sobre nossa rota

Motivos pra conhecer a rota pelo Rio Solimões - Amazonas a bordo do Navio M.Monteiro, e suas cidades na região norte do Brasil.

Cidade de partida: Manaus, capital do estado do Amazonas.

Portos intermediários, Municípios brasileiro do interior do estado do Amazonas, região do alto Solimões: Fonte Boa, Jutaí, Tonantins, Santo Antônio do lça, Amatura, São Paulo de Olivença, Benjamin Constant - Atalaia do Norte. Apreciação de muita natureza como vegetação, animais, peixes e rios.

Destino: Tabatinga município esta localizado no oeste do estado do Amazonas, no meio da maior floresta tropical do planeta, a selva amazônica, a margem esquerda do Rio Solimões, na tríplice fronteira entre o Brasil, Colômbia (TERRESTRE) e o Peru (FLUVIAL).

As cidades Tabatinga (Brasil) e Leticia (Colômbia) são interdependentes, único marco limítrofe é um poste com duas bandeiras, onde se da o acesso entre ambas pela Avenida da Amizade (iniciasse no aeroporto internacional de Tabatinga terminando no de Leticia), o que faz com que a população local transite livremente entre os dois países como se as duas cidades fossem uma, ambas oferecem bons hotéis. A viagem fluvial no trecho Manaus-Tabatinga/Leticia consome cerca de sete dias, e no trecho contrario, três dias. Leticia é uma cidade da Colômbia, capital do departamento de Amazonas, na margem esquerda do rio Amazonas, constitui um importante porto fluvial e comercial com ○ Brasil e o Peru, possui as mais diversas comunidades indígenas, como Tucanos, Ticunas, e outros, oferecendo um rico turismo ecológico colombiano, como ilha dos macacos. Formando, tecnicamente uma única cidade com Tabatinga brasileira.

Cidades de escala:

* Coari é um município que fica no estado do Amazonas, localizado na calha do rio Solimões, entre os lagos de Mamiá e o de Coari. É conhecida pela sua produção de banana. hoje se destaca por produzir petróleo e gás natural. Coari também tem um Festival Folclórico forte, que movimenta a cidade nos meses que antecedem a festa junina.

*Fonte Boa município tem uma programação vasta para Turismo de Eventos, uma das principais atrações turísticas da cidade é a Festa do Pirarucu. quando se comemora a pesca anual do peixe, reunindo todas as comunidades da região. A comemoração dá-se inicio no último dia do mês de novembro, e vai até o dia 3 dedezembro. Neste período. temos também os festejos da padroeira Nossa Senhora de Guadalupe, que termina no dia 12 de dezembro.

*Jutaí possui cerca de 16 mil habitantes, está a 954 km de distância da capital, Jutaí passou a ter projeção regional por conta da 'Festival da Sardinha". realizado anualmente O município é um dos mais recentes criados.

*Tonantins, localizada no estado de Amazonas, foi fundada no ano de 1985. Possui uma população estimada em 17.608 habitantes.

*Santo Antônio do içá, com pouco mais de 20 mil habitantes, Santo Antônio está a 879 km de Manaus. É uma das cidades amazonenses que tem em sua economia a pesca como maior fonte de renda. Uma das características do município são os mais de 20 lagos, de fácil acesso para a pesca alimentar e esportiva, sedia festividades juninas com arraias que celebram as festividades do padroeiro da cidade. o Santo Antônio de Lisboa.

*Amatura fica no interior do estado do Amazonas, distante cerca de 907 quilómetros da capital Manaus. A cidade possui uma população de apenas 11.242 habitantes. Há diversas comunidades rurais no município, como comunidades ribeirinhas e povoados. Amaturá possui alguns hotéis e restaurantes modestos que servem pratos típicos da região do Alto Solimões, uma excelente dica é ver o Por do Sol, na Praça São Cristóvão.

*São Paulo de Olivença foi fundada pelos jesuítas. no final do século 17. Tem em seu turismo ligado a eventos religiosos com destaque para a festa do padroeiro São Paulo Apóstolo, de 20 a 29 de junho. Neste período, a cidade toda é ornamentada para um grande arraial, onde os moradores e entidades públicas realizam leilões e a procissão. E na área cultural, as manifestações mais latentes estão estão ligadas ligadas as danças dos africanos, do limão e a do tipiti.

*Benjamin Constant seria o ponto final da Transamazônica, porém o trecho que ligaria Lábrea até Benjamin ainda não foi desmatado. Algumas das atrações são: carnaval de rua, festa de São Francisco, novenário com arraial, festa da padroeira do município, festival Folclórico Benjaminense e dia de São Francisco. Além disso, os visitantes podem conhecer as lendas da cidade que estão espalhadas pelas suas construções e na memória dos moradores.

*Atalaia do Norte fica na região conhecida como "Vale do Javari" ○ município é conhecido por sediar a maior reserva de índios isolados do mundo e pelos hotéis de selva permitem a vivencia real da Amazônia. Umas das características marcantes é que ao caminho pela cidade é possível encontrar indígenas com vestimentas e adornos típicos de suas etnias.

*Tabatinga e uma cidade localizada próximo à fronteira com Peru e é Colômbia, as margens do rio Solimões. Tabatinga é uma palavra origem indígena que no Tupi significa "barro branco" encontrado dos rios da região. Destaca-se também a agricultura e a no fundo pesca. Os principais produtos agrícolas são a banana, a mandioca e, na pesca, a espécie mais registrada é a paraíba. O turismo como fonte econômica começa a desenvolver-se lentamente.

 Compartilhe nas redes sociais

Diário de Bordo